DICA SEMANAL

Há planos de carreira para geração Y?

   Os planos de carreira que as empresas oferecem costumam ser um chamariz para os jovens talentos que estão entrando no mercado de trabalho. A chamada geração Y é formada por profissionais dinâmicos, com muito conhecimento teórico e boa formação curricular, com cursos, idiomas e, algumas vezes, com experiência no exterior. Por possuírem uma característica, até certo ponto, imediatista, vislumbram um crescimento rápido dentro da empresa e quando isso não é possível, ou não é muito claro na corporação, eles costumam trocar de empresa conforme apareçam possibilidades fora, diferente das gerações anteriores que permaneciam nos mesmos cargos por anos até se aposentarem.
Robert Schafer, executivo da Top Employers Brasil, afirma que os Recursos Humanos nas empresas já entenderam esse novo perfil e se adaptaram a essa realidade. Ele diz: “As grandes companhias possuem planos de carreira e competências necessárias bem definidas para todos os níveis. Como exemplo, posso citar três das empresas que conseguiram a certificação Top Employers 2013: a BBMapfre possui uma estratégia bem definida em três pilares: Alta Performance, Ambiente e Reconhecimento, cujo foco principal é a valorização dos colaboradores. Já a Souza Cruz tem uma plataforma de treinamento e desenvolvimento integrada que facilita o aprendizado e a busca por novas oportunidades dentro da organização. A Danone disponibiliza para seus funcionários um programa de desenvolvimento estruturado e ferramentas que os ajudam a atingir seus objetivos, além de possibilidades de crescimento profissional e pessoal. Esses são apenas três exemplos de práticas que os RHs estão utilizando para cativar talentos do mercado e reter seus profissionais”.
Bruno Figueira, Business Partner de RH e jovem profissional da geração Y dá seu depoimento: “Em tempos de redes sociais, conectar e desconectar tornou-se comum e é um comportamento que precisamos aprender a gerenciar. Ferramentas corporativas virtuais podem aproximar ou distanciar as pessoas, é preciso cuidado. O face to face entre líderes e liderados é o que fortalece a paixão e a conexão com a empresa. Cada transição deve ter uma boa justificativa e o ideal é analisar se os desafios que estão por vir estão atrelados a um plano de carreira. Não adianta mudar apenas porque você está em crise com o trabalho, dificuldades existem em todos os lugares. A reflexão deve passar não apenas pelas razões de deixar a empresa, mas, sim, para quais desejos estão nesse entorno e o onde se pode e quer chegar nesse novo desafio“.
É visível a demanda por planejamento e critérios claros de promoção. Afinal, estamos falando de uma turma que não se intimida, e se não encontra uma perspectiva positiva, procura outro caminho. Contudo, é preciso considerar também que agora as carreiras são mais fluidas, pois o tempo de vida profissional certamente irá ultrapassar os antigos “35 anos até a aposentadoria”.
Para a geração Y e para as próximas gerações, já não há mais o conceito de planejamento de carreira, mas, sim, de trajetória de vida.
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2013/11/18/ha-planos-de-carreira-para-geracao-y/

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.